Em nosso dia a dia é comum reclamarmos de dores no corpo, cansaço, sensação de fadiga ou fraqueza nos músculos. Esses sintomas, em geral, são transitórios e não tornam as nossas atividades diárias mais difíceis ou penosas.
Contudo, quando portadores de alguma doença que afeta direta ou indiretamente os nervos e músculos, causando dor, fraqueza muscular importante, dificuldade para subir ou descer um degrau de escadas, ou ainda para segurar um objeto qualquer na prateleira da cozinha torna-se necessária atenção mais criteriosa.
As doenças neuromusculares são patologias que afetam estruturas como nervos periféricos, junção neuromuscular e o músculo propriamente dito, e ainda podem ser de difícil diagnóstico. Em alguns casos, os pacientes passam vários anos sem saber exatamente o motivo dos seus sintomas e realizam diversos exames para tentar descobrir a causa, muitas vezes sem sucesso.
Quais os tipos de doença neuromuscular?
Essas doenças podem ocorrer de 2 formas principais: adquiridas ao longo da vida, ou de forma hereditária.
- Doenças Neuromusculares Adquiridas
Esse tipo de doença neuromuscular ocorre por diversos motivos. Desde problemas hormonais, até disfunções imunológicas e infecções. Podemos listar vários exemplos de doenças neuromusculares adquiridas:
– Miopatia Tóxica por uso de medicamentos
– Miopatia inflamatória secundária a doenças autoimunes
– Neuropatias inflamatórias infecciosas
– Bloqueio de Junção Neuromuscular por Organofosforados (Agrotóxicos)
– Miopatias Metabólicas devido a disfunções hormonais (Hipo ou Hipertireoidismo)
– Neuropatias Tóxicas induzidas por metais pesados (chumbo, mercúrio)
Todas essas doenças apresentam-se de forma aguda ou subaguda e levam a sérios danos se não tratadas adequadamente.
- Doenças Neuromusculares Hereditárias
As doenças neuromusculares hereditárias são ocasionadas por defeitos nos genes, que levam a produção de proteínas mal formadas, ou a redução de proteínas e aminoácidos essenciais para a manutenção da função normal do nervo, ou dos músculos afetados.
Como exemplo das doenças neuromusculares hereditárias, podemos citar:
– Distrofias Musculares de Cintura Membros
– Distrofias Miotônicas
– Miopatias Congênitas
– Distrofias Musculares Congênitas
– Miopatias Metabólicas
– Neuropatias Hereditárias
Como diferenciar sintomas comuns, de sintomas de uma doença neuromuscular?
Essa é uma pergunta importante, visto que a grande maioria dos sintomas das doenças neuromusculares são fraqueza e dores musculares, câimbras, sensação de fadiga, dormências e formigamentos. Como saber se esses sintomas são, de fato, algo mais preocupante?
O primeiro ponto a ser avaliado é a frequência. Quando os sintomas são frequentes, diários, ou quase diários, precisam ser investigados mais detalhadamente. Fraqueza muscular recorrente ao se exercitar, dores musculares intensas após atividade física habitual, ou fraqueza para se levantar da cadeira ou da cama, são exemplos que podem ser detectados no dia a dia.
A intensidade dos sintomas também pode revelar algo mais sério. Quando há uma dificuldade mais acentuada em segurar objetos pesados, como mesas ou cadeiras, ou ainda dificuldade de subir ou descer escadas, tropeços e quedas frequentes, ou ausência de sensibilidade nos pés e nas mãos, devemos levantar uma bandeira vermelha e o médico neurologista deve ser procurado o quanto antes.
Caso apresente algum desses sintomas e ainda está com dúvidas depois desse artigo, reserve um tempo para você. Marque uma consulta presencial ou por telemedicina para uma avaliação mais detalhada.
Acesse o site www.drjoselucianocunha.com.br e agende sua teleconsulta agora, ou marque através do nosso email agendeagora@drjoselucianocunha.com.br e telefone (11) 4024-0126/ 4025-4048 para uma consulta presencial.