Quedas – um perigo para o idoso. Como prevenir?

Você sabia que a queda em idosos é a quinta principal causa de morte nessa faixa etária? Pois bem, a queda pode indicar o início de fragilidade e doença aguda, ou ser a causadora de perda de independência significativa.


É complexa a interação de fatores de risco que leva a queda. Sabe-se, no entanto, que quanto maior o número de fatores de risco, maior a chance de quedas potencialmente graves. Saber quais são, e como preveni-los, então, se torna importante. Seguem alguns exemplos de fatores de risco:


• Intrínsecos:
São aquelas relacionadas a fraqueza muscular, principalmente dos membros inferiores, perda de reflexo, osteoporose, Parkinson, além de uso de remédios psicoativos

• Extrínsecos:
São fatores relacionados ao ambiente, muitas vezes as quedas ocorrem por má distribuição dos móveis na casa, por falta de iluminação nos ambientes, por uso de sapatos sem solado antiderrapante e também os tapetes que podem ser escorregadios

• Situacionais:
Ocorrem quando realizam multitarefas, pois o idoso acaba não percebendo os perigos que podem ter no ambiente, como uma cadeira fora do lugar ou uma calçada irregular.


As quedas se forem frequentes, (mais que uma vez no ano), caracterizam um sinal preocupante, pois além de potencializar o risco de fraturas (notadamente fêmur, quadril e rádio), também acarretam uma difícil
recuperação. Frequentemente o membro fraturado em idoso não terá a mesma funcionalidade e movimentação que tinha antes da lesão, podendo deixar o idoso acamado ou com a necessidade do uso de muletas e andadores.


Para prevenir quedas, é de suma importância que em consulta médica com o geriatra seja conversado sobre as mesmas, assim o médico conseguirá analisar quais dos fatores estão acometendo mais a saúde do idoso e poderá intervir em diversas frentes, desde medidas para o fortalecimento muscular até mesmo modificações nas medicações, conseguindo dessa maneira diminuir os fatores de riscos e agregar mais saúde e segurança ao paciente.


Para saber mais e tirar as suas dúvidas, agende a sua consulta clicando no link.

Agende a sua consulta

O Figueira da Foz utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.