Promoção: o melhor funcionário da equipe tem perfil de liderança?

Você é o melhor funcionário da equipe. Parece óbvio que quando surgir um cargo de liderança na empresa em que trabalha, você será promovido a chefe, não é? Antes de chegarmos a resposta, vamos falar de alguns conceitos e fazer algumas reflexões. O que significa ser um ótimo funcionário? Normalmente as pessoas que possuem bom desempenho no trabalho apresentam uma soma de competências bem desenvolvidas, que lhes permite resolver vários tipos de questões de forma assertiva.

Um profissional de alta performance conhece muito bem o seu trabalho, a ponto de orientar colegas menos experientes; possui ótimo equilíbrio emocional, que lhe auxilia a compreender a opinião das pessoas com a qual está tratando sendo ponderado em suas colocações e feedbacks. Também possui grande orientação para os resultados, atuando como “dono do seu negócio” e fazendo tudo que está ao seu alcance para contribuir.

Agora vamos falar das características necessárias para se tornar um gestor. Podemos dizer que é necessário que o colaborador possua habilidade técnicas e interpessoais para gerir a equipe e o negócio; seja engajado com a empresa, acreditando na organização em que atua e com desejo de permanecer; e finalmente, tenha aspiração de reconhecimento público e aumento de responsabilidade, indo além das suas atribuições.

É justamente na questão “aspiração” que muitas empresas erram e acabam promovendo um ótimo técnico a um péssimo gestor. Tornar-se chefe de alguém implica em responsabilizar-se pelos resultados da equipe, sejam eles quais forem. Se a repercussão for fantástica, um gestor de verdade reconhecerá a contribuição de todos na equipe e dividirá o sucesso do projeto. Já diante de resultados medíocres, o líder nato assumirá os resultados para si, avaliará quais são as oportunidades de melhoria e dará o feedback para a equipe baseado na premissa “onde estamos – onde queremos chegar”.

Devemos desmitificar a associação de “sucesso profissional = cargo chefia”. O reconhecimento na carreira vai muito além de ocupar um cargo. Ele está vinculado ao legado que você está construindo na organização, a imagem e as lembranças que as pessoas terão de você e do seu trabalho quando você não estiver mais lá. Isso sim é sucesso profissional! Ser lembrado como uma pessoa que fez seu melhor todos os dias e que foi capaz de plantar frutos que germinarão por um longo tempo.

Sendo assim, agora temos a resposta para a pergunta: não necessariamente o melhor funcionário da equipe deve ser promovido a chefe. A avaliação do perfil é fundamental para identificar a pessoa adequada para cada cargo, principalmente quando estamos falando de um cargo de liderança. Uma escolha errada pode acabar com a equipe. E lembre-se que a Ayrton Senna, enquanto piloto, não precisou tornar-se chefe de ninguém para ser mundialmente reconhecido por ser talento.

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